Sítio Arqueológico é tema de ação interdisciplinar em escola de São Mateus
Estudantes compartilham descobertas sobre sociedades indígenas brasileiras.
Os alunos da Escola de Tempo Integral Marita Motta Santos, em São Mateus, participaram, nessa terça-feira (14), do projeto ‘Sítio Arqueológico’. De forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, a atividade resultou em trabalhos voltados à pré-história, com enfoque nos povos ameríndios e sociedades indígenas brasileiras.
Todo o conteúdo foi desenvolvido nas aulas durante o primeiro trimestre, com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. Além das aulas em horário escolar, uma das atividades realizadas foi a aula de campo no Museu de São Mateus, quando os estudantes tiveram contato com achados arqueológicos reais.
A partir de todos os estudos realizados pelos alunos, organizados em grupos, eles transformaram a pesquisa em interação, compartilhando suas descobertas com as demais turmas da escola. Eles aprenderam sobre a melhor textura para trabalhar com o barro e criaram réplicas de vasos, urnas funerárias, estátuas, armas e vários outros objetos referentes ao período histórico estudado.
Tudo ganhou legenda tanto em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram sete professores envolvidos diretamente à proposta e mais de vinte grupos abordaram desde o Australopithecus até as descobertas sobre as sociedades indígenas que fizeram parte da constituição da história do povo mateense.
Uma das professoras envolvidas, Deijane Ribeiro, que atua como professora e coordenadora da área de linguagem, avalia a proposta como “uma grande oportunidade para que toda escola aprendesse mais sobre a história do município, potencializando os projetos de vida dos estudantes”.
A diretora da escola, Bruna Bonomo Graciano, destacou que “a ação Sítio Arqueológico, foi uma proposta pedagógica potencializadora neste primeiro trimestre, pois além de envolver diferentes disciplinas, possibilitou aos estudantes o conhecimento sobre a história do próprio município. Além disso, as metodologias dinamizaram a transmissão do conteúdo, certamente favorecendo a aprendizagem dos estudantes”.
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