19/03/2024 14h35 - Atualizado em 19/03/2024 15h34

Superintendentes regionais e assessores pedagógicos participam de encontro sobre gestão para uma educação antirracista

O encontro fez parte de um conjunto de ações do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais.

Na última quarta-feira (13), foi realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Ortiz, localizada em Vitória, o encontro “ReflorestarMENTEs para Educação Antirracista”, promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq). O público foi composto por superintendentes e assessores pedagógicos das 11 Regionais de Educação do Estado do Espírito Santo.

A subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo, esteve presente ratificando a importância de se buscar uma educação com práticas cotidianas, que visem intencionalmente à equidade racial e ao enfrentamento ao racismo em todas as suas formas.

Durante o evento, a Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro) apresentou uma análise da performance educacional dos estudantes, com base no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), a partir dos indicadores de raça/cor no ano de 2023. As superintendências também apresentaram as ações em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) previstas para 2024.

A professora doutora em Ciências Sociais e coordenadora-geral dos Centros de Referência da Juventude (CRJ), Carolina Cyrino, dialogou com os presentes a partir da temática “Territórios e corpos racializados: a prática antirracista como promoção dos direitos humanos”, em que abordou o histórico da construção do racismo na sociedade brasileira.

O encontro fez parte de um conjunto de ações do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais (ProERER), que visa a incentivar uma gestão para a equidade racial e a fomentar políticas públicas educacionais para a desconstrução do racismo e a redução das desigualdades sociais.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon gardicon@sedu.es.gov.br