16/10/2020 09h22

Superintendência de Afonso Cláudio cria Plano de Ação para a apropriação e utilização do G Suite for Education

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Afonso Cláudio finalizou mais uma etapa do Plano de Ação atendendo às diretrizes operacionais da Secretaria da Educação (Sedu), diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para isso, foram criadas três salas de ambientação virtual no Google Classroom, cada uma monitorada pelos supervisores escolares, com postagens de atividades, legislação, canal de diálogos, suporte técnico, entre outros.

O foco da ação foi direcionado para a apropriação e utilização do pacote G Suite For Education, permitindo, assim, que os profissionais da Rede Estadual de Ensino desenvolvessem um aprendizado na forma de utilizar as ferramentas e possibilitando aulas mais atrativas e interativas, sem perder de vista a qualidade do ensino, o estudo dos descritores e o conhecimento a ser construído junto com os estudantes.

Foram trabalhadas com o público das salas interativas diversas ferramentas do pacote G Suite, dando ênfase ao uso do Gmail, Google Sala de Aula, drive, agenda, formulários, planilhas e sites.

Segundo o supervisor escolar Leandro da Silva Lunz, a realização dos encontros virtuais permitiu aos supervisores a continuidade do monitoramento dos trabalhos realizados nas unidades escolares, bem como oportunizou que o conhecimento fosse partilhado com um grupo extenso de profissionais da Rede.

“Durante as formações foi muito enfatizada a importância da proposta de atividades alinhadas com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo pacote G Suite e tendo como ponto de atenção a conexão com o estudo dos descritores, resultados das avaliações externas e diálogo constante sobre as experiências relacionadas a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais”, disse Lunz.

Leandro Lunz destacou também que as ações, além de possibilitarem um alcance a um público grande, deram ênfase à importância do monitoramento e avaliação dos dados e indicadores associados aos trabalhos realizados pelas unidades escolares ao longo do primeiro trimestre, com foco na manutenção do vínculo e da aprendizagem dos estudantes

“Diante de todo o caminho percorrido juntos com os profissionais da Rede, foi possível evidenciar o interesse e envolvimento de muitos deles no processo de aquisição da formação das ferramentas tecnológicas de modo a aplicar tais estratégias com os estudantes. E em virtude disso, a equipe da Superintendência já está pensando no fortalecimento da ação voltada para a apropriação dos usos tecnológicos e planejando uma correção de rotas com objetivo de potencializar o que foi evidenciado como positivo e aprimorar as fragilidades que foram constatadas, e assim neste trabalho colaborativo, buscar atender aos nossos estudantes de forma qualitativa e equânime”, destacou o supervisor Leandro Lunz.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata