26/06/2024 11h55 - Atualizado em 01/07/2024 10h43

Alunos de São Domingos do Norte manipulam coração bovino em aula de Biologia

A iniciativa permitiu a visualização e manipulação direta das estruturas cardíacas, facilitando a compreensão dos conceitos teóricos.

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Domingos, localizada no município de São Domingos do Norte, promoveu, na última quinta-feira (20), uma atividade imersiva sobre sistema cardiovascular. Durante a prática, os estudantes dissecaram um coração bovino para análise de sua anatomia.

O professor de Biologia Webley Ferreira destacou que a iniciativa permitiu a visualização e manipulação direta das estruturas cardíacas, facilitando a compreensão dos conceitos teóricos discutidos em sala de aula. Ele frisou ainda que a escolha do órgão animal se deu devido à sua semelhança estrutural e funcional com o coração humano.

"Ver o brilho nos olhos deles ao explorarem as estruturas cardíacas de forma tão próxima da realidade foi gratificante como educador. Acredito que essa experiência não apenas reforçou os conceitos teóricos, mas também proporcionou um aprendizado que ficará marcado em suas trajetórias acadêmicas e profissionais", contou o professor.

Ainda segundo Webley Ferreira, a ação não apenas reforçou seus conhecimentos teóricos, mas também desenvolveu habilidades práticas cruciais e fortaleceu o entendimento do sistema cardiovascular. “A utilização do coração bovino como ferramenta pedagógica proporcionou uma experiência realista que não pode ser obtida apenas com aulas teóricas. A manipulação de um órgão real facilitou uma compreensão mais profunda dos conceitos de anatomia e fisiologia, tornando o aprendizado mais concreto e memorável”, completou.

Ao final da atividade, a aluna Vitória Teodoro contou que a aula despertou seu interesse pela Biologia e pela anatomia humana. "Na aula prática tivemos uma experiência única e marcante. Abrimos um coração e ele (o professor) nos explicou detalhadamente cada uma de das partes, mostrando o caminho do sangue no órgão. Foi uma aula que certamente ficará gravada na nossa memória", disse a estudante.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI