Alunos da Rede Pública podem assistir ensaios abertos da Orquestra Sinfônica da Fames no Sônia Cabral
Despertar o interesse de estudantes pela música é o objetivo do “Ensaio Aberto”, projeto do Palácio da Cultura Sônia Cabral em parceria com a Orquestra Sinfônica da FAMES. O projeto convida estudantes de escolas públicas e faculdades para presenciar o que é e como funciona uma orquestra. Os ensaios começam a partir do dia 13 de março, toda quarta, às 14h, no Sônia Cabral. A entrada é franca.
Para o administrador do Sônia Cabral, Renan Oaks, a melhor forma de fazer um estudante se interessar pela música é colocá-lo frente a frente com ela. “Eu acredito que ainda há muitos estudantes que nunca entraram em um teatro ou uma galeria, por isso é importante mostrar que Vitória tem vários espaços culturais que podem ser acessados livremente por eles”, afirma.
Regente da orquestra há dois anos, o maestro Sanny Souza iniciou sua carreira por causa de um programa parecido. “Eu sou fruto de um projeto como esse. Nos anos 80, eu era estudante de uma escola pública e havia um grupo que tinha um projeto para mostrar aos alunos instrumentos de orquestra. Foi quando me interessei pelo meu primeiro instrumento. A partir disso comecei a estudar música”, disse.
No ensaio, os estudantes poderão conferir, ao vivo, os músicos praticando para uma orquestra. Além disso, o maestro interage com a plateia, explicando ao público o funcionamento interno da orquestra e termos específicos da profissão. Cada ensaio terá sua linguagem direcionada para o público. Se o público for infantil, o ensaio tem um teor lúdico, se forem jovens, o maestro usa expressões mais técnicas.
“O Ensaio Aberto é uma ideia genial, pois dá oportunidade aos integrantes de se prepararem para seu futuro como músicos profissionais, vivenciando uma orquestra e aprendendo a tocar junto a outros músicos”, afirma o regente. A orquestra, formada por universitários da FAMES, contempla a grade curricular da graduação e da licenciatura, proporcionando prática e aprendizado do repertório orquestral.
Os ensaios preparam duas obras para o “Concerto de Páscoa” que ocorre no dia 17 de Abril, no Palácio da Cultura Sônia Cabral: “As sete últimas palavras de Cristo na Cruz”, do compositor Theodore Dubois e “Aleluia” de Ralph Manuel. A primeira retrata o martírio de Cristo durante a crucificação, destacando-se pela riqueza da harmonia e do texto musical. Já a segunda dá ênfase aos cantores que, ao cantarem a mesma melodia em momentos diferentes, criam um grande impacto sonoro.
As escolas públicas estaduais e municipais que tiverem interesse de levar seus alunos podem entrar em contato via telefone (27) 3132-8399 ou pelo email palaciodaculturasoniacabral@gmail.com
Serviço:
Ensaio Aberto com a Orquestra Sinfônica da Fames (Osfa)
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória.
Data: Quartas-feiras, a partir do dia 13 de Março.
Horário: A partir das 14h.
Entrada Franca
Agendamento: por meio do telefone (27) 3132-8399 ou pelo email palaciodaculturasoniacabral@gmail.com.
Texto: Carla Nigro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es
Instagram: soniacabral.es
Assessoria de Comunicação Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães / Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / caeguimaraes@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br
3636-7705 / 7706 / 7707