12/06/2024 13h50

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim participam de oficinas de redação

Iniciativa visa não apenas ensinar a estrutura textual, mas também promover o debate sobres questões sociais da atualidade.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, com o intuíto de preparar os estudantes para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, tem ofertado oficina de escrita dissertativa-argumentativa e correção de texto.

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Nicolini, a iniciativa visa não apenas ensinar a estrutura desse tipo textual, mas também, em parceria com o professor de Projeto de Vida Maxwell Ferreira, promover o debate sobres questões sociais da atualidade, desenvolvendo um repertório amplo e contextualizado sobre os possíveis temas propostos, além de garantir uma preparação completa para o Enem.

Ainda de acordo com a docente, as oficinas têm promovido um ambiente de apoio e incentivo, onde os alunos se sentem valorizados e motivados a superar desafios. "Foi notória a melhoria das competências de escrita dos alunos, com bons resultados nas atividades propostas no primeiro trimestre. Celebramos as redações acima de 800 pontos com um momento de carinho e reconhecimento, entregando lembrancinhas e certificados, além de palavras de incentivo para todos os alunos da turma", destacou a professora Patrícia Peres Nicolini.

A estudante Alexia Debacker Espinoso falou sobre a atividade: "fiquei muito feliz pelo reconhecimento e pelo ‘kit escritor’. Nele, encontrei um certificado de participação nas aulas, lembrancinhas, como uma caneta e um bombom, além de um card com elogios a minha dedicação. Realmente as oficinas e as atividades extras me ajudaram a entender melhor como escrever uma boa redação".

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br