11/06/2024 14h51

Alunos do Programa Música na Rede participam do Festival de Jazz de Santa Teresa  

No último fim de semana, o Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa contou com a participação do Programa Música na Rede, que é uma parceria da Secretaria da Educação (Sedu), a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). No sábado (08), o Coro Jovem, formado por estudantes de diferentes escolas da Rede Estadual, sob regência do maestro Hugo Bautz, apresentou clássicos da Música Popular Brasileira, emocionando a plateia presente.

No domingo (09), foi a vez da Banda Jovem Sul, regida pelo maestro Gabriel Maroni, que, além da apresentação no palco Colibri, tocou em forma de cortejo pelo Parque de Exposições, atraindo um grande número de pessoas encantadas com o talento dos estudantes. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, prestigiou a apresentação do programa e falou da importância da música para a educação.

“Muitas vezes pensamos em nossas escolas somente como locais dedicados ao aprendizado de aspectos técnicos e conhecimentos das disciplinas. No entanto, a música desempenha um papel muito importante nesse contexto. Além de ser uma área técnica que pode ser aprendida como Matemática, Biologia, Física ou qualquer outra disciplina do currículo, a música – assim como o esporte – é fundamental para o desenvolvimento de outras competências. Essas competências são de natureza relacional e socioemocional, dimensões que a escola precisa valorizar. O programa, portanto, exerce um papel fundamental nesse sentido”, disse.

 

Segundo a técnica responsável pelo programa na Sedu, Inara Novaes essa foi a primeira vez que o Música na Rede participou do Santa Jazz. “Fizemos contato no início do ano com a organização do evento, que abraçou prontamente a ideia, e conseguimos incluir a galerinha na programação oficial. Além da experiência de se apresentarem em um festival de nível internacional, os estudantes puderam assistir a alguns shows de renomados artistas como Hermeto Pascoal”, afirmou.

 

Nessa edição, nomes como Oswaldo Montenegro, Richard Bona, James Carter e Rosa Marya Colin fizeram parte da programação. Para o organizador do evento, José Olavo Macedo, a apresentação dos estudantes foi um dos momentos mais emocionantes do festival. “Um dos objetivos do Santa Jazz é fomentar e apoiar o desenvolvimento da música no nosso Estado. O Música na Rede, a partir deste ano, terá sempre espaço no Santa Jazz! Parabéns à Sedu e ao Governo do Estado por essa iniciativa!”

 

Atualmente, o programa atende a cerca de 140 escolas e mais de 6 mil estudantes de escolas da Rede Estadual de ensino, por meio dos projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Jovem.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI