04/10/2023 11h46 - Atualizado em 04/10/2023 11h47

Escola da Serra promove Interclasse paraolímpico

A iniciativa proporcionou aos estudantes a possibilidade de competir em modalidades como vôlei sentado, goalball e futsal adaptado.

Com intuito de sensibilizar os alunos sobre as habilidades e desafios dos atletas com deficiência, fomentando a inclusão e a diversidade no esporte, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Germano André Lube, localizada no município da Serra, realizou, no último dia 20, um evento integrando esportes paralímpicos ao tradicional interclasse estudantil.

Com apoio do projeto social “Atividades Físicas Adaptadas e Inclusão” (Afai), a iniciativa proporcionou aos estudantes a possibilidade de competir em modalidades como vôlei sentado, goalball e futsal adaptado. Ao participar da ação, os jovens exercitaram o trabalho em equipe, promovendo habilidades essenciais como comunicação e cooperação.

O professor de Educação Física, Mauricelli Santana, frisou o compromisso da escola em educar seus alunos não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes e empáticos, promovendo uma sociedade mais inclusiva e compreensiva.

"Incorporar o esporte paralímpico no Interclasse não apenas promoveu a diversidade, mas também transmitiu uma lição valiosa sobre inclusão no mundo esportivo. Nossos alunos vivenciaram a importância da igualdade, fortalecendo valores fundamentais", contou Mauricelli Santana.

Denise Ribeiro, também professora de Educação Física, destacou como o evento não apenas enriqueceu o interclasse, mas também fortaleceu valores de inclusão e igualdade na comunidade escolar. "Nossos alunos abraçaram essa adição ao evento e esperamos que ela inspire mudanças positivas em nossa escola e na sociedade como um todo", disse a professora.

A estudante Isabelly de Almeida Cipreste da Silva, expressou sua empolgação com ao participar de uma partida de goalball. "Foi uma verdadeira conquista agarrar a bola sem enxergar. Todos deveriam vivenciar essa experiência incrível e desafiadora que me permitiu entender melhor as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual no esporte”, afirmou a jovem.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br