03/06/2024 16h24 - Atualizado em 03/06/2024 16h25

Escola da Serra usa ‘cubo mágico’ em aula de Matemática

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nova Carapina, localizada no município da Serra, têm aperfeiçoado os conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa, por meio do projeto “Mágicos do Cubo”. A iniciativa busca promover a aplicação dos conhecimentos de estatística alinhados à prática do famoso brinquedo desafio.

A professora de Matemática Lidiane Silva Oaschi contou que ideia nasceu em 2022 como uma atividade eletiva para os alunos do Ensino Médio e, devido ao seu sucesso, em 2023, foi expandida para os alunos do Ensino Fundamental. “Associamos conceitos matemáticos ao cotidiano, proporcionando uma compreensão prática e aplicada dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explicou.

O estudante Luiz Henrique Gaspar Peters destacou que o uso do brinquedo o ajudou a visualizar e entender melhor como funciona a lógica das Ciências Exatas. “Antes de cada movimento, precisamos saber todas as novas possibilidades que serão geradas”, disso o aluno.

Lidiane Silva frisou ainda que o projeto, além do desenvolvimento de habilidades matemáticas, tem auxiliado no combate à evasão escolar. “Desde o início do nosso projeto, temos dado a oportunidade aos estudantes de participarem de campeonatos oficiais de ‘cubo mágicos’, com o intuito de fortalecer o protagonismo estudantil”, completou a professora.

Envie sua sugestão de pauta parapauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br