Escola de Alegre realiza ações de valorização da cultura indígena
As atividades tiveram o objetivo de apresentar o indígena a partir de uma visão atual, sem estereótipos.
Durante o mês de abril, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada em Alegre, realizou diversas ações de valorização da cultura indígena, visando celebrar o Dia dos Povos Indígenas, que aconteceu na última sexta-feira (19). As atividades tiveram o objetivo de apresentar o indígena a partir de uma visão atual, sem estereótipos.
Cada turma participante se aprofundou em um aspecto da diversidade da cultura indígena, como etnias, brinquedos, brincadeiras, além de outras práticas e características dos povos indígenas. As atividades foram encerradas com a apresentação de um documentário produzido a partir dessas ações e uma palestra sobre os povos indígenas do Espírito Santo, com a indígena da etnia Tupinikim Yândra Silveira Bertordo.
As ações foram desenvolvidas ao longo de duas semanas e os alunos tiveram a chance de se aprofundar no tema e perceber que, embora haja um dia no calendário que faz menção à cultura indígena, todo tempo é tempo de aprender e valorizar nossos povos originários.
“As ações planejadas pela escola foram importantes para apresentar aos alunos aspectos atuais dos diferentes povos indígenas e que possamos lembrar da causa indígena todos os dias, pois existimos e resistimos”, afirmou a tupinikim Yândra Silveira Bertordo.
“Nosso objetivo com essas ações foi desconstruir uma visão estereotipada dos povos indígenas, com a intenção de dar uma oportunidade aos estudantes de conhecerem e se aprofundarem no tema, a partir de uma visão realista”, explicou o coordenador pedagógico da escola e idealizador das atividades, Nelson Victor Lousada Cade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707