07/04/2026 11h40

Escola de Cachoeiro de Itapemirim realiza atividade lúdica sobre leitura e interpretação textual

A Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro, realizou, no dia 31 de março, uma atividade com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental voltada ao desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação textual, alinhadas aos descritores do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

A proposta, intitulada “Caça ao Tesouro do Coelho da Páscoa: Missão Leitura”, foi conduzida pela professora de Língua Portuguesa Marcilene Rosa de Aquino e utilizou uma abordagem investigativa para trabalhar competências como inferência de sentido, identificação de tese, distinção entre fato e opinião e reconhecimento do assunto de textos.

Durante a atividade, os estudantes foram organizados em grupos e participaram de uma dinâmica em que pistas estavam distribuídas em diferentes espaços da escola. Cada etapa envolveu a leitura e interpretação de trechos de textos, charadas e desafios.

A dinâmica envolveu a resolução de desafios em grupo, com leitura, interpretação e discussão das respostas para avanço nas etapas propostas.

Segundo a professora Marcilene Rosa de Aquino, a proposta contribui para tornar o aprendizado mais significativo. “A dinâmica da caça ao tesouro estimula a participação ativa dos estudantes e favorece o desenvolvimento da leitura de forma mais envolvente e prazerosa”, destacou.

Para a estudante Sophia Feliciano, a experiência foi positiva. “Foi uma atividade diferente, que nos tirou da sala de aula e ajudou a desenvolver a interpretação de texto de forma mais dinâmica”, afirmou.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI