Escola de Linhares realiza projeto de Matemática
Objetivo foi desmistificar a dificuldade na disciplina e promover descobertas por meio dos cálculos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) José de Caldas Brito, localizada no município de Linhares, promoveu, ao longo do segundo semestre letivo, um projeto para transcender os limites tradicionais da Matemática, intitulado "Liberte um Texto". A ação buscou, por meio da metáfora da gaiola, simbolizar o desprendimento das ideias para introduzir uma abordagem criativa ao ensino da disciplina e redefinir a percepção dos alunos em relação à Matemática.
O idealizador do projeto foi o professor de Matemática Jean Javarini, que destacou a transformação percebida nos alunos. "O projeto 'Liberte um Texto' é mais do que uma ferramenta pedagógica, é uma celebração da liberdade do pensamento", disse o docente.
Ele ressaltou que os resultados pedagógicos foram notáveis, ultrapassando as expectativas. “Alunos que antes viam a Matemática como uma prisão de números, agora a encaram como uma jornada de descobertas. O projeto estimulou a criatividade, promoveu o desenvolvimento da expressão, quebrou barreiras psicológicas, fomentou a colaboração e estabeleceu uma conexão com o aprendizado dos números”, complementou Jean Javarini.
O professor destacou ainda que os corredores da escola se tornaram palco para asas de papel, onde pequenas frases motivacionais sobre Matemática ganharam vida. “O diferencial da ação reside na sua capacidade de não apenas ensinar Matemática, mas também de cultivar uma mentalidade de liberdade e expressão. Ao desmistificar a disciplina como árida e desafiadora, o projeto promoveu uma mentalidade positiva, incentivando os alunos a abraçarem os desafios com confiança”, disse.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
gardicon@sedu.es.gov.ve
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705