Escola de Muniz Freire promove atividade sobre Bioética
Atividade proporcionou a ampliação dos conhecimentos sobre questões éticas relacionadas à ciência e à saúde.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, localizado no município de Muniz Freire, realizou, durante as aulas de Ciência, Tecnologia e Saúde, uma atividade voltada para o estudo da Bioética, por meio da elaboração de infográficos abordando os prós e contras de diversos temas controversos.
O objetivo da atividade foi proporcionar não apenas a ampliação dos conhecimentos sobre questões éticas relacionadas à ciência e à saúde, mas também promover o protagonismo e a autonomia dos estudantes.
A iniciativa, idealizada pela professora Márcia Cristina Paulucio, envolveu a organização dos estudantes em grupos com temas sorteados e relacionados à Bioética. Os temas incluíram questões como aborto, transplante de órgãos, eutanásia, transgênicos, fertilização in vitro, clonagem, uso de embriões em estudos humanos e utilização de animais como cobaias em experimentos científicos.
Utilizando a plataforma on-line Canva, os grupos foram desafiados a criar infográficos informativos e visualmente atrativos, que apresentassem de forma clara os argumentos a favor e contra cada tema, acompanhados de dados estatísticos atualizados. Os infográficos foram expostos em um mural virtual, por meio da plataforma Padlet. Em seguida, a professora mediou um debate entre os estudantes.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida em um conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707