Escola de São Mateus promove ação de conscientização sobre dengue
Objetivo foi alertar sobre necessidade do cuidado consigo e com os outros em relação à doença.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Santo Antônio, localizada em São Mateus, promoveu uma ação educativa sobre a dengue com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas do Projeto de Vida. O objetivo foi alertar sobre a necessidade do cuidado consigo e com os outros em relação à doença.
Os professores Aderli Valeriano Bispo Barros e Luciano Trevizani, com as pedagogas Hellen Cristina Muniz Satiro Santos e Gelsileuza Campos Viana e a diretora Marina Gomes dos Santos, foram os idealizadores das ações.
Nas atividades desenvolvidas, os estudantes criaram cards por meio das mídias digitais e também utilizaram cartolinas para que, com as artes, pudessem alertar sobre a conscientização em relação ao tema proposto.
Os alunos também tiveram uma palestra com representantes da Vigilância em Saúde Ambiental de São Mateus. Depois de um diálogo participativo e reflexivo, deixaram uma missão: “pense, 10 minutos do seu dia, pode salvar a vida de quem você mais ama”.
De acordo com os responsáveis pela atividade, os estudantes puderam compreender que a disciplina Projeto de Vida está totalmente ligada com o cotidiano e suas transformações, e que eles têm a possibilidade de sempre interferir nesse cotidiano para transformá-lo em um lugar melhor.
“A prevenção e alerta contra a Dengue foi um trabalho extremamente importante para conscientizar cada um a fazer sua parte como cidadão e contribuir espalhando essa mensagem para todos. Minha mãe já pegou dengue duas vezes e ver ela naquele estado de coma foi muito triste e preocupante. Ela não podia fazer nada, pois era um estado muito grave. Hoje em dia tomo muito cuidado com o nosso quintal, principalmente nossa casa, para que não tenhamos outros casos de dengue no nosso lar”, compartilhou a aluna Roberta Barcelos Marques, da 2ª série do Ensino Médio.
Já o estudante Ivo Gabriel Pereira Vilaca Livio afirmou: “a apresentação feita pelos palestrantes foi muito importante para a orientação e combate à doença e para a saúde e o bem-estar de nossa sociedade”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707