05/11/2024 13h47

Escola de Vitória ensina História por meio de simulações

A atividade buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a democracia brasileira, explorando as preocupações e aspirações dos personagens representados.

Utilizando a metodologia “Jogo dos Papéis”, estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Dr. Agesandro da Costa Pereira, localizado em Vitória, aprenderam História de um jeito diferente. Eles realizaram simulações de momentos históricos do período democrático brasileiro (1946-1964), permitindo uma imersão nas realidades sociais e políticas da época. A atividade buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre esse período no Brasil, explorando as preocupações e aspirações dos personagens representados.

Os estudantes apresentaram pequenas peças teatrais interpretando personagens da época, como Getúlio Vargas, João Goulart, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola, entre outros. No papel dessas figuras políticas, eles vivenciaram momentos importantes da História do nosso país, como o Comício da Central do Brasil e a Campanha da Legalidade. A ação resultou em um debate enriquecedor sobre as questões sociais e políticas da época, estimulando a reflexão crítica entre os alunos.

“Ver os alunos se engajando e se emocionando ao encenar momentos históricos foi uma experiência incrível. Essa metodologia realmente traz a história para a vida deles, tornando o aprendizado mais relevante e memorável”, comentou o professor responsável pela ação, Bruno Fiorot Sagrilo.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiço

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI