22/03/2019 17h08

Escolas realizam atividades para marcar o Dia Mundial da Água

Nesta sexta-feira (22) em que se comemora o Dia Mundial da Água, escolas da Rede Estadual de Educação desenvolveram atividades em comemoração e conscientização à data. Uma dessas unidades foi a Escola Estadual Ilda Ferreira da Fonseca Martins, de São Gabriel da Palha, que promoveu uma palestra para os alunos do 6º e 7º ano, em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Entre os assuntos abordados estavam a importância da preservação dos recursos hídricos, ações que devem ser realizadas no cotidiano para não jogar lixo nos rios e lagos, economia de água nas atividades cotidianas como banhos, escovação de dentes e lavagem de louças.

A ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Água e fez parte do projeto “Semear para Florescer” idealizado pela professora de Ciências, Fernanda Raquel Bulian Gasparini.

Outra atividade foi uma aula de campo com os alunos do 6º ano. “A atividade oportunizou aos estudantes conhecerem uma nascente e realizar o plantio de mudas de árvores nativas, com objetivos pedagógicos de sensibilizar os alunos quanto à importância da preservação do nosso maior bem natural”, explicou a professora Fernanda.

Participaram do passeio com os estudantes as professoras Josiane Corradi Boldrin, Leorrane Wolfgram Timm Siqueira, Roseani Angeli Corsini, Rosi Bronzon e a diretora Lucinéia Braum Kepp.

Escola Lions Club de Colatina

A Escola Lions Club de Colatina realizou o projeto “Pegada hídrica: que marca você quer deixar no planeta?”.

Segundo a diretora da unidade escolar, Klecia Rizzoli Rossoni dos Santos, a atividade consistiu em dar orientações à comunidade escolar sobre como economizar água. “Fizemos abordagens aos carros e ônibus que passavam em frente à escola, entregamos panfletos e dialogamos com as pessoas que passavam. O momento se transformou em  ‘ponto de informação’ sobre o tema”, contou Klecia.

Outra atividade que fez parte do projeto foi uma visita que os alunos fizeram, juntos com os professores, a uma nascente da comunidade para monitorar o crescimento das árvores plantadas por eles, na mesma data, no ano de 2018. Na oportunidade, aproveitaram para realizar a limpeza do local, onde foram recolhidos mais de 7 Kg de lixo no entorno da nascente.

Fizeram parte do projeto os professores Marcelo Ribeiro, da disciplina de Geografia; Thamyris Milli  e André Luiz Duque de Lima da disciplina de Ciências e Leonardo Peroni, da disciplina de Matemática.

Para o aluno do 9º ano, Fernando Ferreira, “ações como essa são importantes, pois a água é um recurso natural, necessário à vida e é responsabilidade de todos garantir a sua existência na natureza”, disse Fernando.

A ação contou com a parceira de uma empresa de ônibus, que autorizou e garantiu a segurança e entrada dos alunos nos ônibus.

Escola Adalberto Queiroz

A Escola Adalberto Queiroz, localizada no município de Cariacica, realizou o projeto “Ação Plantar”. Com o objetivo de preservar o meio ambiente, os estudantes participaram de uma palestra e plantaram mudas de árvores, que foram doadas pela Prefeitura de Cariacica.

“Essa ação de colocar a mão na terra e plantar as árvores tem como objetivo fazer com que os alunos se sintam responsáveis pela preservação e conservação do meio ambiente. Eles poderão olhar para trás e dizer: ‘eu plantei essa arvore’”, disse a diretora da escola, Danilza Pinto Ribeiro da Silva.

As mudas serão plantadas na frente da unidade escolar e em um terreno próximo à escola, onde passa um córrego.


Texto: Soraia Camata

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI