20/12/2023 15h47 - Atualizado em 20/12/2023 16h44

Espírito Santo dobra o número de medalhas conquistadas na OBMEP 2023

O resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 foi divulgado e, nesta edição, o Espírito Santo conta com um aumento de 59,4% em medalhas, se comparado à última edição. Em 2022 o Estado teve 180 medalhistas e, neste ano 287, além de 1.482 menções honrosas em nível nacional.

As 287 medalhas foram conquistadas por estudantes das Redes Estadual, Municipal, Federal e Particular do Espírito Santo, sendo 24 de ouro, 60 de prata e 203 de bronze.

Incentivo

Em apoio à OBMEP, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), criou o Programa Matemática na Rede, que oportuniza estudantes aprimorar os conhecimentos em Matemática por meio de projetos como Iniciação Científica de Matemática e Monitoria de Matemática. Saiba mais: https://matematicanarede.sedu.es.gov.br/.

Também como apoio e incentivo ao estudo da Matemática e em reconhecimento ao desempenho dos alunos capixabas na Olimpíada, a Sedu e os parceiros, organizam, todos os anos, uma cerimônia de premiação aos medalhistas.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005, a Olimpíada visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Confira a lista de medalhistas AQUI

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri