Espírito Santo reúne secretários de Estado e ministros de países latino-americanos para apresentar avanços na Educação capixaba
O Governo do Estado do Espírito Santo recebe, de 11 e 12 de abril, os membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação para o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”. De forma inédita no Brasil, o encontro está sendo sediado pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Comunidade Araucária, que é composta por 23 ministros de oito países latino-americanos, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru, bem como secretários de Educação de diversos estados brasileiros, entre os quais o secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e membro fundador da Comunidade Araucária, Vitor de Angelo. O encontro ainda conta com a correalização do Fecomércio-ES/Senac.
O encontro vai destacar as experiências e os avanços significativos alcançados pelas Escolas de Tempo Integral do Estado do Espírito Santo, bem como os desafios educacionais globais. “O objetivo do encontro é estabelecer um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento de políticas de alfabetização e sua influência no sistema educacional. Será ainda um marco significativo no cenário educacional latino-americano, reunindo líderes e especialistas para compartilhar experiências e traçar caminhos para o futuro da educação”, afirmou o secretário Vitor de Angelo.
O governador do Estado, Renato Casagrande, recepcionará o grupo no Palácio Anchieta, em Vitória, no próximo dia 12. O grupo também fará visitas às unidades de ensino de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino, a fim de explorar os avanços conquistados pelo Governo do Estado, bem como a uma unidade de ensino de rede municipal que recebe o apoio do Governo do Estado para a implementação da modalidade de Tempo Integral, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). Os secretários e ministros também conhecerão outras práticas educativas desenvolvidas pela educação capixaba e que servirão de inspiração em seus países de origem.
Agustín Porres, Diretor Regional da Fundação Varkey e fundador da Comunidade Araucária expressou: “Na região há muitas experiências concretas que estão funcionando e podem encorajar outros estados da região a tomar novas ações. Neste caso, as escolas a tempo integral representam uma abordagem inovadora para melhorar a aprendizagem e os projetos de vida dos alunos.”
Tempo Integral no Espírito Santo
Com um total de 184 unidades de Tempo Integral, a Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo conta com cerca de 56 mil alunos matriculados. A modalidade de ensino expandiu consideravelmente desde 2019, quando a rede contava com apenas 32 escolas de Tempo Integral, tendo, neste mesmo ano, mais quatro unidades, chegando ao total de 36 escolas. Já em 2020, a ampliação foi de mais 26 escolas; em 2021, de mais 31; em 2022, de mais 39; em 2023, de mais 24; e, neste ano, de mais 28 escolas, totalizando, portanto, 184 em toda a Rede Estadual de Ensino capixaba.
PROETI
O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação, que objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. O apoio do Governo do Estado já chega a 67 municípios e acontece com o repasse de recursos financeiros para investimentos nas Escolas de Tempo Integral, além do suporte técnico e pedagógico para que as equipes escolares se apropriem do modelo pedagógico próprio desta modalidade de ensino.
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”
Confira a programação:
11.04 (Quinta-feira) – Local: Hotel Senac Ilha do Boi e Hub Base 27, em Vitória
- Cerimônia de Abertura
- Painel Integração educacional: desafios e oportunidades
- Palestra I “A Educação Pública no Cenário Nacional: perspectivas e resultados” (secretária-executiva do Ministério da Educação - Izolda Cela)
- Peinel “A Política de Educação em Tempo Integral no ES: resultados e desafios (secretário de Estado da Educação do ES - Vitor de Angelo / subsecretários de Estado da Educação do ES – Andrea Guzzo, Marcelo Lema, Darcila Castro e Mirella Christ)
12.04 (Sexta-feira) – Local: escolas e Palácio Anchieta
- Visitas às escolas de Tempo Integral
- Encontro com governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, Palácio Anchieta – Vitória
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705