28/05/2024 14h31

Estudantes da Escola do Futuro de Barra de São Francisco desenvolvem App para auxiliar dia a dia de professores

O projeto trabalhou competências tecnológicas e analíticas nos alunos por meio da criação de aplicativos que integrem conceitos de Física e Matemática

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, Escola do Futuro localizada no município de Barra de São Francisco, desenvolveu, durante as aulas da eletiva “App FisMat”, um projeto que trabalhou competências tecnológicas e analíticas nos alunos por meio da criação de aplicativos que integrem conceitos de Física e Matemática. No decorrer do primeiro trimestre deste ano, os estudantes colaboraram na criação de um aplicativo que reúne e organiza os documentos norteadores das ações dos professores da escola, como Rotinas Pedagógicas e a folha de registro eletrônico diário de frequência.

De acordo com os professores Luzitano de Oliveira Cavalcante, de Matemática, e Márcio Leandro Legora, de Física, o objetivo da ação foi proporcionar aos educandos mais conhecimento sobre as atividades que são desenvolvidas na escola, mesmo quando não são realizadas em contato com eles, e aproximá-los da rotina dos professores, proporcionando novos vínculos que podem colaborar com o desenvolvimento integral desses alunos.

Para o desenvolvimento do produto proposto pela eletiva, os estudantes se organizaram inicialmente de acordo com suas habilidades e interesses individuais e projetaram outros aplicativos, que resultaram em experiências necessárias para a escolha da plataforma, na qual a ferramenta de gestão de projetos seria desenvolvida.

O aluno Victor Lopes de Oliveira afirmou que a escolha dos aplicativos que faríamos no início da eletiva gerou muita diversidade. “Eu e meus amigos, que estávamos em projetos diferentes, conseguimos nos ajudar de várias formas”. Já o aluno Arthur Andrade Blesson disse que a eletiva aguçou seu interesse pensando no futuro. “É a área em que pretendo trabalhar e as possibilidades apresentadas durante a eletiva me animaram para continuar buscando novas plataformas de desenvolvimento e novos desafios”.

O aplicativo foi disponibilizado para a comunidade escolar na apresentação dos resultados finais das eletivas e pode ser acessado pelo link CLICANDO AQUI <https://bit.ly/appfismat>. Outros professores e a equipe gestora participaram de seus testes e observaram melhoras na velocidade de ações rotineiras.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br