03/06/2024 14h09

Estudantes da Serra participam da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A participação tem como objetivo promover o trabalho em equipe e a busca pelo conhecimento, enriquecendo e fortalecendo o processo de aprendizagem dos alunos.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, estão participando da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Atualmente, as equipes da escola fazem parte dos grupos capixabas já selecionados para a terceira fase da Olimpíada. A ONHB conta com seis fases, sendo a prova final dia 24 de agosto de 2024.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História com a participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação da instituição. Sob orientação do professor de História Thiago Santos de Oliveira, estão participando 3 equipes de turmas do Ensino Médio e 17 equipes com alunos do oitavo e do nono anos do Ensino Fundamental da escola Marinete de Souza Lira. Todos os grupos contam com três integrantes.

“A participação na ONHB em 2024 representa uma oportunidade única para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos históricos e desenvolverem habilidades de pesquisa e análise. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm sido aliadas valiosas, oferecendo ferramentas para a pesquisa on-line, colaboração entre os membros da equipe e a apresentação de resultados. As ferramentas oferecidas têm enriquecido o aprendizado dos participantes da ONHB, capacitando-os não apenas para o evento em si, mas também para o desenvolvimento contínuo de suas habilidades históricas e acadêmicas”, afirmou o professor Thiago Santos de Oliveira.

“Eu estou achando muito interessante! A primeira fase eu achei muito mais fácil, e a segunda também está sendo fácil. A proposta da Olimpíada é bem interessante, porque a gente vai desenvolvendo uma aprendizagem maior para poder depois utilizar o conhecimento em sala de aula ou em futuros estudos que podemos fazer”, relatou a aluna do nono ano do Ensino Fundamental, Kayra Alves dos Santos.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br