01/04/2024 11h37

Estudantes da Serra têm aula de programação

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, unidade certificada com o selo Escola do Futuro, localizada no município da Serra, têm participado de um projeto imersivo de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), por meio do jogo on-line “Lightbot”.

A iniciativa foi concebida com o propósito de introduzir os estudantes aos princípios essenciais da programação de maneira inovadora e ética. “Com o jogo, ao mesmo tempo em que brincam, todos são desafiados a aplicar conceitos de algoritmos e lógica de programação em um ambiente interativo”, explicou a professora Evelyn de Oliveira Vieira.

No decorrer do ano letivo, vídeos elucidativos, atividades de gamificação, desafios e exercícios lógicos de programação e algoritmos incentivam a resolução de problemas e auxiliaram na compreensão do conteúdo.

“O ‘Lightbot’ permite que, por meio da programação, os alunos façam com que o robô execute pequenas ações, consolidando conceitos como algoritmo, linguagem de programação e ideias de função, capacitando-os para enfrentar, no futuro, os desafios de uma sociedade cada vez mais digitalizada”, contou Evelyn de Oliveira Vieira.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, desenvolvida por intermédio da Secretaria de Educação, visa a promover a Cultura Digital por meio de métodos inovadores e tecnologias educacionais nas escolas.

A certificação é parte de um conjunto de medidas da Sedu para oferecer uma educação atualizada, abrangente e inovadora, em conformidade com a legislação educacional e garantindo o pleno desenvolvimento da BNCC e do Currículo do Espírito Santo na rede estadual. Um dos principais objetivos do programa é fomentar competências e habilidades para o uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br