29/05/2024 16h07

Estudantes de Afonso Cláudio fazem passeata em alusão à campanha Maio Laranja

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, realizou, em conjunto com a Associação Diacônica Luterana (ADL), ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nestor Pinto de Aguiar e ao CREAS de Afonso Cláudio, uma ação integrada em referência à campanha Maio Laranja. As ações tiveram como objetivo reforçar a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

A campanha Maio Laranja faz alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, sendo um dos objetivos reforçar as ações de combate e conscientização sobre o tema.

A caminhada “Faça Bonito” foi realizada com os alunos da escola na última quarta-feira (22), mobilizando a comunidade com músicas, cartazes e entregas de panfletos e flores amarelas aos moradores ao longo do percurso. Foi apresentado também um teatro de sensibilização sobre o tema.

As equipes do CREAS de Afonso Cláudio conduziram palestras e oficinas, nas quais os estudantes puderam refletir sobre o tema e trabalhar com diversas atividades, como o “semáforo do toque”. Os profissionais ressaltaram para os jovens e crianças presentes a importância de cuidar e proteger o corpo e de buscar ajuda de alguém de confiança quando algo acontecer de suspeito.

“A caminhada veio para reforçar as ações de combate e conscientização. É importante que a escola participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie. Nosso momento de conscientização trouxe a oportunidade de abertura ao debate e informações sobre o tema. Trabalhar com a parceria do CREAS, ADL e CMEI fortalecem ainda mais a ação”, afirmou a professora Raquel Pegnor.

“Denúncias de suspeitas de abuso sexual podem ser feitas no CREAS, Conselho Tutelar ou pelo Disque 100. A colaboração de todos é essencial para garantir um ambiente seguro e acolhedor para as nossas crianças e adolescentes”, destacou Elismara Lauwers, assistente social da ADL.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br