10/05/2024 12h19

Estudantes de Escola do Futuro em Viana reproduzem estrutura de diferentes tipos de células com materiais comestíveis

A utilização de materiais comestíveis no processo visou a gerar menor quantidade de resíduos ao meio ambiente.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, localizada no município de Viana, finalizou na última sexta-feira (3) a atividade “Reproduzindo a Estrutura das Células”, idealizada pela professora de biologia Maria Sueli de Souza. Na ocasião, os alunos apresentaram os diferentes tipos de células estudados reproduzidos em material comestível.

Em todas as três turmas das 3ª séries do Ensino Médio, a atividade foi realizada em grupos, onde os alunos precisaram reproduzir as células de maneira criativa. Cada grupo confeccionou a estrutura celular, definida pela professora, utilizando materiais comestíveis, com objetivo de gerar menor quantidade de resíduos ao meio ambiente.

A professora Maria Sueli de Souza, ressaltou que a proposta da atividade foi de que os alunos pudessem identificar, de maneira palpável e criativa, as estruturas celulares e suas funções. “À medida que as apresentações foram acontecendo, percebi o quanto os alunos se envolveram no planejamento e na confecção das estruturas, buscando materiais o mais parecido possível da realidade. As reproduções além de bem elaboradas, ficaram muito saborosas. Os alunos de fato protagonizaram belas obras de artes comestíveis”, afirmou a professora.

“Como escolhemos fazer um bolo, a parte de planejar como ele teria que ficar montado para que a estrutura da célula ficasse bem visível e sem desmontar foi o mais desafiador. Depois, a parte de decorar e ver que a arte do bolo ficou bem parecida com o que a professora pediu foi emocionante. Nem imaginávamos que com coisas simples que a gente come no dia a dia era possível montar um trabalho de biologia”, relatou a aluna Quézia de Oliveira.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br