20/06/2024 16h21

Estudantes do Curso Técnico de Informática para Internet de Pinheiros ensinam idosos a navegarem no mundo digital

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Senhora de Lourdes, em Pinheiros, desenvolveu o projeto "Conectando Gerações: Capacitação Digital na Terceira Idade", em que estudantes do Curso Técnico de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio auxiliam pessoas idosas na navegação pelo mundo digital pelo próprio aparelho de celular.

As aulas são ministradas às segundas-feiras, no Laboratório de Informática da escola, e proporcionam aos participantes, que não têm conhecimentos acerca do uso de aplicativos e funcionalidades do smartphone. Com a ajuda paciente e dedicada dos jovens instrutores, os alunos da terceira idade aprendem a utilizar diversas ferramentas digitais, desde as mais básicas, como fazer ligações e enviar mensagens, até as mais complexas, como acessar sites, realizar compras on-line e se conectar com amigos e familiares em redes sociais.

O "Conectando Gerações" vai além da mera instrução técnica. O projeto visa promover a inclusão digital, a autonomia e a participação ativa dos idosos na sociedade. Ao dominarem as ferramentas digitais, esses indivíduos conquistam independência, ampliam seus horizontes e se sentem mais conectados com o mundo ao seu redor.

Mais do que ensinar, o projeto "Conectando Gerações" proporciona um intercâmbio entre gerações. Jovens e idosos se unem em uma jornada de aprendizado mútuo, na qual a experiência de vida se entrelaça com o conhecimento técnico, criando laços de amizade e respeito. A professora de Algoritmo e Lógica de Programação e responsável pelo projetoVânia Alves Santana, destacou que é extremamente gratificante presenciar a interação entre os alunos e os idosos. “Para além da alfabetização digital, que abre portas para um universo de informações e ferramentas on-line, o projeto proporciona algo ainda mais precioso: a conexão intergeracional. Aprender a navegar na internet, usar redes sociais e aplicativos úteis não apenas amplia as habilidades dos idosos, mas também os aproxima de seus familiares e amigos, estreitando laços e combatendo a solidão”, disse.

Vânia Santana ainda enfatizou que o “Conectando Gerações” permitiu também que ao dominarem as ferramentas digitais, os idosos conquistam autonomia, ampliam seus horizontes e se sentem mais integrados à sociedade. “É como se uma nova janela se abrisse para o mundo, revelando um universo de possibilidades”, pontuou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br