Mostras de cinema fazem parte da rotina de estudantes
Os estudantes da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, de Vitória, participam do projeto "Cineclubismo e Potencialização de Talentos". A atividade trabalha com mostras de cinema que abordam temas transversais, que dialogam com as problemáticas e realidades sociais.
A ação é coordenada pela professora Adriane Nunes, do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/ Superdotação (NAA/S) que funciona na própria escola.
"O ‘Cineclubismo e Potencialização de Talentos’ acontece desde 2016 com o objetivo de identificar e potencializar os talentos de alunos com indícios de altas habilidades e superdotação, através da linguagem cinematográfica como ferramenta pedagógica”, explica Adriane.
A metodologia propõe pesquisa fílmica e pesquisa temática; produção de roteiro de discussão, exibição e debate.
E em especial a este mês, em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, foram exibidas curtas capixabas, que foram: ‘Água Viva - 13', de Bárbara Ribeiro; ‘C(ELAS) - 17' de Gabriela Alves e ‘Revejo - 19', de Laíssa Freitas.
Além dos alunos da Escola Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, estudantes de outras unidades estaduais também fazem parte do projeto. “Temos ex-alunos que fizeram parte desse grupo e que hoje estão no curso de Cinema da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) e ainda continuam aqui conosco. Isso é muito gratificante”, concluiu a professora Adriane.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br