14/05/2024 14h42

Música, exposições artísticas e apresentação teatral em escola de Cariacica

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) João Crisóstomo Belesa, em Cariacica, realizaram apresentações das eletivas do primeiro trimestre, com a participação de todos os alunos e professores do Tempo Integral. Durante o evento, realizado na última semana, foram apresentados os resultados das disciplinas eletivas ministradas ao longo do período.

“A escola celebrou a culminância das atividades do primeiro trimestre, evidenciando o talento e empenho dos alunos. Foi uma oportunidade para compartilhar aprendizados sobre sustentabilidade, expressão artística, questões sociais e habilidades acadêmicas, fortalecendo o compromisso da escola com uma educação integral”, afirmou o coordenador pedagógico Leonardo Faccini Bringer

A eletiva de Teatro apresentou a peça "Paixão de Cristo (Morietur et Resuscitare): A História de uma vida", uma produção e encenação realizadas pelos próprios alunos. Já a eletiva "Futuro Sustentável" compartilhou os frutos de sua investigação sobre a reutilização de objetos, a reciclagem de materiais e o reuso da água.

A eletiva "História do Origami" expôs as criações dos alunos, exibindo as figuras e objetos confeccionados ao longo do trimestre. Os estudantes da eletiva "Culturando: uma viagem à cultura da região Sudeste" montou um painel fotográfico, exibiu livros com gírias e receitas regionais, além de oferecer uma degustação de pratos típicos.

A sala de arte da escola foi transformada em uma galeria por meio da eletiva "Arte que me invade". Os alunos exibiram neste espaço obras com temáticas indígenas e afro-brasileiras criadas por eles mesmos. Já a eletiva "Lendo Ficção Científica: Guerra dos Mundos" recriou uma sala temática de invasão alienígena, baseada na leitura do livro de George Herbert Wells.

Outra eletiva, a "Comunicação e Jornalismo", mostrou o resultado das entrevistas e da edição de vídeos realizados pelos alunos, abordando a temática do feminicídio e da violência contra as mulheres. Em "Ecologia em Ação", os estudantes fizeram uma exposição de esculturas, murais e objetos inspirados nos manguezais e no ecossistema marinho local.

E também teve música com uma apresentação de orquestra de violões, demonstrando o progresso dos alunos no conhecimento musical por meio da eletiva "Música no JCB".  Além da música, vídeos também foram editados por estudantes da eletiva "Luz, Câmera e Ação: Criação de Vídeos" e eles ainda exibiram esse material. Por fim, os estudantes da eletiva "Mestres do Xadrez" realizaram um campeonato interno, servindo como seletiva para os "Jogos na Rede".

A aluna Larissa Eduarda dos Santos Dias afirmou estar orgulhosa da culminância das eletivas diante ao empenho dos alunos e dos professores. O colega, o estudante Gabriel David, também destacou que “os espaços estavam todos muito bem arrumados, bem criativos e a apresentação teatral e musical foram ótimas.”

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br