Projeto Multidisciplinar destaca potencialidades do município de Ibiraçu
Ação proporcionou aos estudantes uma nova perspectiva sobre a região onde vivem, incentivando a análise crítica do espaço.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, realizou o projeto “Ibiraçu: território de possibilidades”, uma iniciativa desenvolvida com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade teve como objetivo valorizar as características do município de Ibiraçu, levando em consideração a vivência dos alunos e suas conexões com a comunidade local.
A ação tomou por referência o currículo da EJA, ressignificado pelo Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (PIPAT), que utiliza a metodologia de integração curricular e a prática comunitária para incentivar a educação popular e a reflexão crítica. Durante o desenvolvimento da proposta, os alunos estudaram diversos aspectos de Ibiraçu, incluindo suas riquezas naturais, sociais, econômicas e culturais. O resultado foi uma exposição que destacou objetos antigos e materiais produzidos pelos próprios estudantes, contando ainda com apresentações de grupos culturais locais, como a Banda de Congo, o Coral Italiano e o grupo cultural “Os Carroceiros”.
A iniciativa foi além dos conteúdos acadêmicos, trazendo para o ambiente escolar a rica cultura de Ibiraçu. No dia do evento, a escola recebeu a exposição itinerante “Do passado ao horizonte – 150 Anos de Travessias”, que celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A participação da comunidade foi intensa, com o pátio da escola lotado para assistir às apresentações e celebrar a cultura local. Para encerrar o evento, foi servido caldo de capeletti, um prato típico da região, reforçando a conexão entre a história e a cultura local.
Para a professora Lidiana Vergna Bragatto Gomes, responsável pelo PIPAT, o projeto foi uma oportunidade de enfrentar desafios e aprender com o processo colaborativo. “Desde a definição dos objetivos até a execução das ações, houve um intenso trabalho em equipe. A culminância do PIPAT representa um marco importante para todos os envolvidos e reforça a importância de projetos que priorizam o desenvolvimento coletivo e a transformação social da nossa cidade”, afirmou.
Willian da Silva Santos, aluno da 2ª etapa da EJA, destacou a importância da iniciativa: “Gostei muito da proposta. Foi uma oportunidade de percebermos o potencial do nosso município e interagir com os professores e colegas. Mesmo chegando cansados do trabalho, conseguimos nos envolver e participar ativamente.”
O projeto “Ibiraçu: território de possibilidades” proporcionou aos estudantes uma nova perspectiva sobre a região onde vivem, incentivando uma análise crítica do espaço e o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais. A experiência, segundo os organizadores, superou as expectativas, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. O coordenador pedagógico Yuri Feller Peroni destacou que a iniciativa fortaleceu o compromisso da escola com ações futuras, que priorizam a transformação social e a valorização cultural de Ibiraçu.
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