20/05/2024 11h49

Sedu divulga Guia de Boas Práticas de Segurança da Informação e Proteção dos Dados Pessoais na Educação

A Secretaria da Educação (Sedu) disponibilizou o "Guia de Boas Práticas de Segurança da Informação e Proteção dos Dados Pessoais na Educação", um material com orientações para garantir a segurança das informações e a proteção dos dados pessoais de alunos, servidores e demais membros da comunidade escolar. O guia é direcionado às equipes das escolas públicas estaduais, Superintendências Regionais de Educação (SRE), Conselho Estadual de Educação e Unidade Central da Sedu.

As boas práticas apresentadas no guia visam conscientizar os profissionais da educação sobre a importância da proteção de dados e auxiliar na implementação de medidas eficazes para garantir a segurança da informação no ambiente escolar. Elas foram compiladas de normas técnicas, livros e sites especializados na área de privacidade e proteção de dados, e reúnem as respostas às principais dúvidas em relação ao tema.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo com a segurança da informação e a proteção dos dados pessoais, reconhecendo a importância desses temas para a garantia da privacidade e da confidencialidade das informações da Educação Pública Estadual.

O "Guia de Boas Práticas de Segurança da Informação e Proteção dos Dados Pessoais na Educação" é um instrumento fundamental para auxiliar as escolas e demais unidades da Sedu na implementação de medidas de segurança adequadas à sua realidade. Nele é possível encontrar desde dicas sobre organização do espaço de trabalho e o uso seguro de aplicativos de mensagens, até o compartilhamento de arquivos via e-mail e E-Docs.

Ao final do guia são disponibilizadas algumas orientações importantes sobre os documentos obrigatórios para os setores responsáveis pelas ações e serviços que tratam dados pessoais, o "Registro de Atividades de Tratamento (RAT)" e o "Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPD)", para os quais a Sedu agora conta com modelos próprios para uso em suas atividades.

O guia pode ser acessado gratuitamente no site da SEDU, na seção "Privacidade e Proteção de Dados". Clique aqui para conferir.

Dúvidas, sugestões e mais informações sobre o Guia podem ser enviadas para o e-mail encarregado.interno@sedu.es.gov.br.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br