13/06/2024 14h40

Sedu realiza projeto com foco no protagonismo para as escolas municipais de tempo integral

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria do Regime de Colaboração da Educação em Tempo Integral, iniciou nessa quarta-feira (12) o Projeto Trilha Protagonista, que consiste em fomentar o protagonismo em encontros com estudantes representantes das escolas, nos quais são abordados temas relacionados ao Protagonismo Estudantil.

O Projeto envolve 218 escolas municipais participantes do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). O primeiro encontro visou apresentar o projeto aos educandos, bem como o engajar a participação de todos. Cerca de 450 estudantes protagonistas puderam interagir e trocar experiências entre as escolas dos 67 municípios que aderiram ao PROETI.

A Trilha Protagonista

O Projeto "Trilha Protagonista" tem como público-alvo alunos do 4º e 5º ano para as escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental e do 6º e 7º ano para os anos finais do Ensino Fundamental. A ideia é trabalhar o projeto de forma lúdica, como um jogo de tabuleiro, onde os participantes avançam as casas da Trilha Protagonista ao final de cada encontro e a cada desafio proposto a ser realizado com os demais estudantes da escola.

Durante os encontros os estudantes representantes têm um momento formativo sobre o tema, atividades de interação com outros estudantes, estudos de caso, entre outras atividades lúdicas. Ao final de cada reunião, é lançado um desafio para que os alunos desenvolvam envolvendo toda a escola.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br