Aluno com Altas Habilidades revela talento na produção de desenhos de moda
Robson Ribeiro Dultra, da EEEM Irmã Maria Horta, está em fase de criação de uma coleção de roupas inspiradas na fauna e flora marinhos.
Um jovem talento chama atenção na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, em Vitória. O aluno Robson Dultra Ribeiro é um apaixonado por desenhos, especialmente os de moda e é nessa área que ele coloca toda a sua aptidão: faz croquis com vestidos e outros modelos de peças de roupa, com traços e estilo que atraem os olhares dos colegas. O estudante, que é da 1ª série do Ensino Médio, faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades ou Superdotação da unidade de ensino.
No próximo sábado (10) será celebrado o dia Internacional da Pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação e o aluno é um dos estudantes atendidos pela Rede Estadual de ensino. Ele, que já almeja alçar voo no mercado da moda, já está em fase de criação de uma coleção de roupas inspiradas na fauna e flora marinhos.
A criação das peças está no contexto do projeto “Arte, Ciência e Tecnologia: O impacto de resíduos no ambiente marinho”, que inclui mais alunos com Altas Habilidades ou Superdotação em várias áreas. Robson Ribeiro Dultra tem aproveitado este momento para a criação das peças, que remetem à fauna e flora marinhos, além de mostrar em alguns dos modelos a aplicação de materiais reciclados, como o plástico, utilizado na criação de um vestido da coleção.
O estudante produz seus desenhos de forma autoral e busca também se inspirar em marcas internacionais. “Meu sonho é fazer faculdade de moda e ser estilista para lançar minha própria grife. Já recebi oferta de emprego como estilista de uma loja de tecidos finos, porém preciso me qualificar com um curso de corte e costura que não tenho ainda”, afirma o estudante.
Robson Dutra tem colocado o talento em prática durante as atividades do Projeto de Artes Visuais, orientado pelo professor Luiz Gustavo Gomes. Nas aulas, são repassadas técnicas de pintura com vários materiais, inclusive aquarela, que dão um toque mais sofisticado em suas criações, aplicação de luz e sombreamento, croqui de moda, desenvolvimento de coleções, estamparia de tecidos, entre outras técnicas. “Busco atender à necessidade do aluno para que ele seja completo na área da arte em que pretenda atuar”, explicou o professor, que é especialista em criação e cultura, artista plástico, designer gráfico e arteterapeuta.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707