16/05/2024 10h57 - Atualizado em 16/05/2024 11h42

Alunos de Alegre simulam sessão solene da Câmara de Vereadores

A ação buscou transmitir na prática conhecimentos sobre o funcionamento do poder legislativo.

Estudantes da eletiva “Rádio Escola: ouvir, dialogar e escrever” do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, localizado na cidade de Alegre, simularam, no último dia 07, uma reunião extraordinária para a votação de projetos de lei na Câmara Municipal. Com o intuito de discutir a "Representatividade Jovem na Política: por que é importante?", ação buscou principalmente transmitir na prática conhecimentos sobre o funcionamento do poder legislativo.

De acordo com a professora Francyne Auatt, seguindo rigorosamente o rito das sessões oficiais, durante a simulação, os alunos assumiram o papel de vereadores, ocupando a mesa diretora, a presidência, vice-presidência e o secretariado. Realizaram a chamada nominal, a leitura de um versículo bíblico e a apresentação dos projetos de lei pelos seus autores.

A docente frisou ainda que, para realização da ação, previamente nas aulas da disciplina, os estudantes debateram a composição, as definições e as funções legislativa, fiscalizadora, deliberativa e julgadora dos vereadores para a política-administrativa de cada município.

“Dois alunos ficaram responsáveis por elaborar as propostas que seriam discutidas e votadas pelos colegas. Além de aprovar ou rejeitar as propostas, os alunos vereadores foram desafiados a sugerir melhorias, especificar recursos necessários e considerar os benefícios para os habitantes de Alegre”, disse Francyne Auatt.

Já a professora Renata Alves, corresponsável pela disciplina, destacou que a dinâmica proporcionou uma experiência prática de cidadania, incentivando os estudantes a defender suas ideias e a compreender a importância do voto consciente para a melhoria da cidade. "Foi uma oportunidade única para os alunos vivenciarem a realidade do corpo jurídico da cidade e refletirem sobre a responsabilidade política”, contou Renata Alves.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br