14/11/2024 16h24

Alunos de Cachoeiro de Itapemirim encenam clássico do Romantismo em projeto escolar

O projeto teve como objetivo aproximar os estudantes do movimento literário do Romantismo


Nessa quarta-feira (13), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, apresentaram uma adaptação teatral da obra “Senhora”, de José de Alencar. O projeto foi conduzido pelos professores de Língua Portuguesa, Leandro Monteiro e Ronald Onhas, que adaptaram e dirigiram a peça. A apresentação contou com a participação dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, destacando-se como uma atividade pedagógica e cultural significativa para a comunidade escolar.

Com ensaios que começaram em outubro, o projeto teve como objetivo aproximar os estudantes do movimento literário do Romantismo, abordando temas relevantes e conteúdos que fazem parte da rotina pedagógica do Ensino Médio. “Senhora” é um clássico da literatura brasileira, conhecido por retratar, de forma crítica, os costumes da sociedade da época, incluindo o casamento por interesse, uma prática comum no século XIX. A escolha da obra foi ainda mais pertinente, uma vez que um trecho do livro foi utilizado na edição deste ano do ENEM, reforçando a conexão entre o currículo escolar e os conteúdos exigidos em exames nacionais.

De acordo com os educadores envolvidos, a adaptação teatral não apenas trabalhou as competências literárias dos estudantes, mas também explorou aspectos emocionais e sociais, proporcionando um desenvolvimento integral dos alunos. Ronald Onhas destacou a importância do teatro como ferramenta pedagógica: “É interessante que, como estratégia metodológica, o teatro tem a capacidade de ressignificar os alunos e também nós, professores, pois enxergamos os alunos de outra forma devido ao contato que se tem nos ensaios e na pré-produção da peça teatral”, comentou.

A prática teatral contribuiu para o protagonismo juvenil, estimulando a autonomia e a expressão artística dos participantes. Os alunos, ao vivenciarem todo o processo – desde a pré-produção até a apresentação –, puderam explorar seus talentos e desenvolver habilidades essenciais para o cotidiano escolar e a vida em sociedade. A experiência foi marcante, como destacou o aluno João Paulo Silva da Costa: “Retratar um romance em uma peça me fez olhar com outros olhos os romances de antigamente e me despertou uma curiosidade imensa de ler mais sobre esses clássicos literários”, contou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI