Alunos de escola em Laranja da Terra participam de aula prática de Ciências Forenses
A atividade teve como objetivo mostrar aos estudantes como os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados em situações reais.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, localizada no município de Laranja da Terra, participaram, na última sexta-feira (14), de uma aula prática da eletiva de Ciências Forenses, que combinou a aplicação do luminol em cenas de crime e o estudo dos modelos atômicos. A atividade, coordenada pela professora de Química Liliane Bozzi, teve como objetivo mostrar aos estudantes como os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados em situações reais.
A primeira parte da aula focou no luminol, substância que brilha ao entrar em contato com vestígios de sangue. Os alunos aplicaram o luminol em uma cena simulada, observando como manchas invisíveis a olho nu se tornavam visíveis com a luz azulada emitida pela reação química. “O luminol é muito usado em investigações para encontrar vestígios de sangue escondidos”, explicou a professora Liliane Bozzi.
Depois da demonstração com o luminol, a aula seguiu com o estudo dos modelos atômicos, essenciais para entender a estrutura da matéria. Os alunos revisaram os principais modelos, desde o modelo de Dalton até o modelo quântico atual, discutindo a evolução de cada um e sua importância na ciência. A combinação das atividades mostrou como a teoria aprendida na sala de aula se aplica em situações reais.
“A aula de eletiva foi uma nova experiência para nós. Fomos levados a encontrar pistas e desvendar um incidente simulado. Ao entrar na sala, já encontramos muitas pistas: marcas de mãos nas paredes, pegadas no chão e até uma música de suspense que deu um toque especial ao ambiente. Foi tudo muito legal e diferente! Essa aula foi uma das melhores, porque tivemos a oportunidade de participar em grupos, trabalhando juntos para resolver o mistério”, relatou a estudante Clara Samara Krause.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707