01/04/2019 17h34

Aulas de Ciências ganham “sabor” com produção de doces e bolos em sala de aula

Os ingredientes usados são associados a nomes científicos, o que atraiu mais a atenção dos alunos para o conteúdo abordado.

Já pensou em aprender o conteúdo da disciplina de Ciências fazendo um bolo ou algum tipo de doce? Parece brincadeira, mas não é. É uma aula mesmo e essa didática diferenciada e “saborosa” tem sido realizada na Escola Elvira Barros, em Afonso Cláudio. Mas, o a quê a Ciências tem a ver com as delícias que eles estão produzindo? Foi aí que o professor Vagner Francisco Luciano de Souza inovou ao associar os ingredientes a nomes científicos.

Depois de uma aula teórica sobre o assunto, os estudantes escolheram um tipo de célula  e  buscaram elementos que se associavam para a composição, como biscoitos, gelatina, frutas e confetes, por exemplo. Tudo eles associam com o que estão aprendendo na disciplina.“Desses ingredientes, saíram bolos e doces deliciosos que degustamos em sala de aula”, contou Vagner.

Para a pedagoga Andrea Gomes essa é uma forma de fazer com que os alunos compreendam ainda mais os conteúdos. “Associando teoria à prática, o estudante consegue aprender muito melhor a matéria, pois eles participam e se envolvem”, contou. O professor destacou que a didática tem sido aplicada com todos as turmas, como os alunos dos 7º e 8º anos, que estão estudando sobre as células, e os estudantes do 9º ano, que estão nas aulas sobre a tabela periódica. “Estou trabalhando com os estudantes do 7º ano, por exemplo, sobre os seres vivos e, com isso, confeccionamos células comestíveis. Já com o 8º ano, da mesma forma, trabalhamos sobre o corpo humano”, finalizou Vagner.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri

(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI