06/05/2024 15h17

Educação Inclusiva é tema de formação para equipes escolares de Cariacica

Promovido pelo NEAPIE, o 1º Seminário Regional Cariacica teve como tema “A Gestão e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”.

A Superintendência Regional de Educação de Cariacica, por meio do Núcleo Estadual de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIE), realizou, no último dia 26, o 1º Seminário Regional Cariacica, com tema “A Gestão e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. A programação do evento, que reuniu equipes da educação que atuam na regional, foi promovida no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campi Cariacica, em Itacibá.

O objetivo é que, a partir das discussões, reflexões e experiências compartilhadas durante o seminário, práticas inclusivas sejam cada vez mais fortalecidas nas escolas garantindo o direito à educação de qualidade para todos os alunos. O seminário contou com a participação da superintendente regional de educação de Cariacica, Carolina Júlia Pinto dos Santos, da gerente de Educação Especial da Perspectiva da Educação Inclusiva da Sedu, Giovanne Berger, bem como de outros profissionais da secretaria.

A palestra “A Gestão e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, que fez parte da programação, foi ministrada pela coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus Cariacica, a professora doutora Izaionara Cosmea Jadjesky. O evento ainda contou com uma roda de conversa com a participação de diversos gestores de unidades de ensino da Rede Pública Estadual.

A professora da Educação Especial – Altas Habilidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme De Souza, Zilma Mont Serrat Baptista, enfatizou que cada palestra é um crescimento para toda a equipe. “Muito obrigada por todo esse momento enriquecedor para as nossas aulas na escola”, afirmou. A professora da Educação Especial – Deficiência Intelectual da EEEFM Emílio Oscar Hull, Nagilda Luzia Moreira, também destacou que o seminário foi uma oportunidade para potencializar a atuação na área da Educação Inclusiva. “Essa formação nos ajuda a estarmos preparados para atuar em sala de aula com nossos alunos e com nossos professores”, disse.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br