Equipes da Rede Estadual de Ensino participam de formação da Busca Ativa Escolar
Considerando a importância de garantir o acesso e a permanência de todas as crianças, adolescentes e jovens na escola, a Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa última quinta-feira (02), em Vitória, uma formação sobre a Busca Ativa Escolar, as Estratégias para Monitoramento de Frequência, a importância da Intersetorialidade no combate à infrequência e à evasão escolares, além da implementação de um Plano de Intervenção com ações efetivas para combater a evasão e o abandono escolar.
Participaram equipes escolares, como diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares.
Durante a programação, a equipe da Gerência de Políticas de Apoio à Permanência e Busca Ativa Escolar da Sedu (G-ABAE) promoveu atividades para que as equipes possam implementar estratégias eficazes de Busca Ativa e de monitoramento de frequência, elaboração e acompanhamento de plano de intervenção. A proposta é reduzir o índice de abandono e evasão escolar.
A Formação da Busca Ativa, que também contou com a parceria do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e da Gerência de Gestão Escolar (GGE), foi projetada considerando uma sequência de encontros presenciais e virtuais/síncronos.
A gerente da G-ABAE, Rosângela Vargas, destaca que a Secretaria da Educação tem implementado diversas ações e a capacitação fomentou ainda mais este trabalho realizado para atender a toda Rede Estadual de Ensino.
“A Sedu tem desenvolvido diversas estratégias, como monitoramento sistemático da frequência dos estudantes, implementação do Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE), bem como a Análise da Performance da Frequência dos Estudantes. Com esse foco, conseguimos, por exemplo, analisar os resultados dos monitoramentos de frequência, desistência, cancelamento e transferência de matrículas. Nossa equipe também direciona atenção, neste sentido, por meio da metodologia de "nudge", que consiste no envio de mensagens para estudantes e seus responsáveis”, afirmou Rosângela Vargas.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707