25/06/2024 11h57 - Atualizado em 25/06/2024 11h58

Escola capixaba é semifinalista da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A EEEFM Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, tem três equipes semifinalistas. No Brasil, das 835 equipes participantes apenas nove estão nesta fase da ONBH.

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Célia Teixeira do Carmo, localizada em Alegre, estão na semifinal da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONBH). Das 835 equipes de todo o Brasil, apenas nove conseguiram chegar à semifinal e, destas equipes, três são da unidade de ensino.

Diversas ações foram desenvolvidas de maio a junho deste ano para enriquecer a experiência dos participantes e promover um ambiente educativo estimulante. Entre as ações realizadas, está o grupo de estudo para facilitar a revisão e a discussão de temas históricos e mentoria com a professora de História, Camile Souza Vianna Lima, com o objetivo de oferecer suporte individualizado e orientação especializada.

“Aceitar esse desafio foi uma experiência que me trouxe grandes aprendizados. Houve dias em que pensei que não conseguiríamos chegar tão longe, mas a cada etapa vencida, as energias eram renovadas e aumentava a confiança das equipes. Estou extremamente feliz por termos alcançado este feito. Aprendi muito ao longo do caminho e estou orgulhosa do esforço e dedicação de todos os envolvidos”, disse.

A aluna Daniella Louzada Gonçalves enfatizou que participar das Olimpíadas de História do Brasil e alcançar a semifinal foi uma experiência transformadora. "Desde o início, o desafio de competir com tantas equipes me motivou a estudar ainda mais e aprimorar meu conhecimento em história. Ao longo das etapas, enfrentamos obstáculos que nos fizeram crescer como equipe e como indivíduos. Cada vitória em uma fase nos enchia de orgulho e renovava nossa determinação”, concluiu.

A prova final será presencial no dia 24 de agosto e ocorrerá no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2023, a ONHB teve mais de 122 mil pessoas inscritas, um número recorde, 60% maior do que o registrado em 2022. O projeto é realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br