22/05/2024 11h29

Escola de Afonso Cláudio promove júri simulado para reforçar aprendizado teórico sobre anabolizantes e suplemento

A atividade teve o objetivo de trabalhar o aprofundamento “esporte, a ciência e suas linguagens” de maneira interdisciplinar.

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada em Afonso Cláudio, realizaram, na última terça-feira (14), um júri simulado sobre um caso de antidoping no ciclismo. A atividade, que aconteceu durante as aulas das disciplinas de Química e Esporte e Morfologia Humana e Atividade Físicas, teve o objetivo de trabalhar o aprofundamento “esporte, a ciência e suas linguagens” de maneira interdisciplinar, visando uma maior compreensão dos conteúdos sobre suplementos e anabolizantes estudados em sala de aula.

Segundo as professoras responsáveis pela ação, Dezirrê Meira Custódi e Rayanne Ferreira Ayres, as pesquisas realizadas para o desenvolvimento da atividade proporcionaram aos estudantes o contato direto com o conteúdo, uma vez que era necessário conhecê-lo para desenvolver o trabalho com segurança e confiança. Além disso, de acordo com elas, o fato da apresentação ter sido em um ambiente fora da escola, e especialmente sendo um espaço público, fez com que os alunos se empenhassem ainda mais na construção e apresentação do júri.

“O júri simulado foi uma proposta certeira diante do conteúdo que foi estudado no primeiro trimestre do itinerário, pois trouxe à luz debates acerca do uso de esteroides anabolizantes nos esportes. Além disso, ao levá-los para um espaço não-escolar como a câmara, fortalece-se o protagonismo destes estudantes, o que tem se mostrado cada vez mais importante para o sucesso escolar”, relatou a professora de Química e Esporte, Dezirrê Meira Custódi.

“O desafio lançado aos alunos foi de fato uma escolha assertiva, pois os alunos se empenharam e demonstraram interesse no desenvolvimento da atividade, além de construírem conhecimentos novos em relação aos assuntos desenvolvidos, muitos tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer a câmara dos vereadores em nosso município, e, com esse contato, fortalecemos o vínculo da escola com a comunidade e oportunizamos o protagonismo de nossos alunos”, afirmou a professora Rayanne Ferreira Ayres, da disciplina de Morfologia Humana e Atividade Físicas.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br