20/06/2024 17h39 - Atualizado em 26/06/2024 10h24

Escola de Afonso Cláudio promove semana de sensibilização sobre a diversidade no ambiente escolar

O objetivo da ação foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de respeitar a diversidade existente na escola, seja de cor, raça, gênero ou deficiências.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada em Afonso Cláudio, desenvolveu, entre segunda-feira (17) e quarta-feira (19), uma ação de sensibilização com ações voltadas à diversidade no ambiente escolar. O projeto foi realizado pelas professoras do núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Jaqueline Sales Seidl, Adivania Coutinho e Aureka Effgen.

O objetivo da ação foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de respeitar a diversidade existente na escola, seja de cor, raça, gênero ou necessidade especiais. De acordo com a escola, a atividade contribuiu para o aprendizado dos alunos de forma positiva, uma vez que o respeito à diversidade faz com que os educandos se sintam integrados ao meio social ao qual vivem, tendo seus direitos adquiridos e suas particularidades respeitadas.

A aluna Beatriz Coutinho Lima afirmou que achou muito importante a abordagem de forma dinâmica e lúdica dos temas. Ela relatou que todos os alunos se envolveram de forma prazerosa durante a ação e no rodízio de atividades. A estudante também participou como palestrante e integrante do Clube de Escoteiros, trazendo ações sobre o tema e um jogo inclusivo (Kahoot) em um momento de reflexão, no qual aconteceram relatos de alguns alunos que sofreram e adquiriram problemas emocionais por não ter suas particularidades especiais respeitadas.

Beatriz Coutinho Lima afirmou ainda que é preciso realizar mais ações como esta para que a sensibilização, empatia e respeito seja a bandeira mais elevada no ambiente escolar, porque todos têm direitos iguais, independentemente das diferenças de cor, gênero e deficiência.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br