06/05/2024 15h10

Escola de Afonso Cláudio trabalha relação entre polímeros e esportes olímpicos

Objetivo foi aprofundar com os estudantes sobre a química dos materiais esportivos e como esses materiais foram evoluindo ao longo das edições dos jogos olímpicos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada em Afonso Cláudio, realizou, nesta segunda-feira (6), uma atividade que abordou com os estudantes a história da utilização dos polímeros nos esportes olímpicos, durante uma aula da disciplina Química e Esporte. O objetivo foi levar os alunos a um aprofundamento sobre a química dos materiais esportivos e como esses materiais foram evoluindo ao longo das edições dos jogos olímpicos.

A atividade consistiu em apresentações de curiosidades sobre algumas modalidades olímpicas, como o futebol, salto com vara, voleibol, basquete e judô. O foco das apresentações foi voltado para a química dos materiais esportivos e como os polímeros sintéticos passaram a ser usados ao longo do tempo para trazer mais qualidade e conforto na prática dos esportes olímpicos.

Os alunos foram divididos em grupos e cada conjunto ficou encarregado de explicar uma modalidade esportiva e de construir uma molécula em 3D de um polímero mencionado na apresentação, expondo toda a estrutura do material e onde estão presentes na prática esportiva.

A temática serviu para o exercício das atividades em equipe e a busca por informações, fortalecendo os pilares “aprender a conviver” e “aprender a aprender”, além de um aprimoramento e melhor compreensão de alguns conteúdos de química que estão muito presentes. Estudantes comentaram que o trabalho serviu para o aprofundamento de alguns conceitos de História, reforçando uma visão interdisciplinar do tema.

“O aprofundamento dos estudantes acerca do tema foi enorme devido à entrega que tiveram na preparação das atividades. O tema proposto ajudou muito no empenho da turma. Boa parte dos alunos dessa turma pratica algum esporte e esse fato fez com que eles se entregassem ao máximo”, contou o professor Alex Junior Almeida, idealizador da atividade.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI