15/04/2024 14h03

Escola de Cachoeiro de Itapemirim participa de projeto de iniciação científica com Ufes e Fapes

Objetivo da parceria é possibilitar experiências com projetos científicos e a participação em eventos de divulgação de pesquisas em ambientes acadêmicos.

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, selecionou alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integral para participar do Projeto de Iniciação Científica Júnior (PIC-Jr), com o objetivo possibilitar experiências com projetos científicos e a participação em eventos de divulgação de pesquisas em ambientes acadêmicos.

A seleção para o Projeto PIC-Jr “Do conhecimento à prática: projeto integrado de Compostagem e Educação Ambiental”, direcionada pelo professor de Biologia José Agostinho Correia Junior, foi organizada em duas fases. Na primeira fase, os estudantes aprenderam a redigir uma carta de intenção. Na segunda etapa, participaram de entrevistas com o professor tutor, a coordenadora pedagógica e a pedagoga. Nessas entrevistas, discutiram suas habilidades acadêmicas, projetos de vida, relacionamentos interpessoais com integrantes de grupos escolares e capacidade de liderança.

O processo seletivo foi baseado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do projeto, ampliar seus conhecimentos sobre compostagem, produzir textos sobre habilidades com plantio de hortas e em projetos de educação ambiental, trocar ideias entre os pares, identificar juntos como cooperar para o desenvolvimento da pesquisa e relatar suas experiências e perspectivas de futuro.

O projeto em questão visa a investigar estratégias para o tratamento e a reciclagem de resíduos orgânicos, com ênfase na construção de uma educação ambiental sólida. O objetivo principal é fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos princípios do pensamento científico, abordando termos, conceitos e conhecimentos científicos aplicáveis ao cotidiano, além de entender a ciência em seus aspectos humano, social e político, e identificar as interações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A pesquisa ocorrerá no espaço “verde” da escola, que faz parte do “Projeto Eco-Lions”.

“É importante que os estudantes possam enxergar como os conceitos científicos se conectam com a educação básica, especialmente por meio da educação ambiental e das práticas experimentais. Ao se engajarem no processo de compostagem como uma experiência prática, eles não só compreendem melhor esses conceitos, mas também aprendem a valorizá-los. Além disso, é essencial que eles se sintam confortáveis em estudar, apoiados tanto pela literatura científica quanto pelas experiências em campo”, explicou o professor José Agostinho Correia Junior.

“Saber que fui selecionado para o projeto PIC-Jr me deixou muito feliz pela minha conquista e também por poder fazer parte de um grupo de pesquisa científica. Além disso, é um contato com a Universidade, com um outro espaço para a ampliação do meu conhecimento e também uma porta para possíveis novos projetos”, disse um dos estudantes selecionados Lukayan Almeida.

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