Escola de Cariacica realiza visita técnica em Reserva Biológica de Duas Bocas
Um dos objetivos da ação foi analisar as distintas interações da sociedade com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, localizada no município de Cariacica, realizou, nos dias 09, 11 e 16 de abril, uma visita técnica na Reserva Biológica de Duas Bocas, também em Cariacica, com turmas do Ensino Fundamental. Um dos objetivos da ação foi analisar as distintas interações da sociedade com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais.
Os estudantes, orientados pelo professor Vinícius da Cunha Lima, puderam visitar o museu com exposição de animais taxidermizados da fauna local, visualizar os painéis sobre o histórico de criação da Reserva e realizar a trilha ecológica dos Guardiões. Além de analisar as modificações da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, a visita também buscou discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas no Espírito Santo, utilizando a fotografia como ferramenta para a preservação ambiental.
Os estudantes realizaram registros fotográficos para representar os organismos e o meio ambiente que estavam visitando. As fotos foram transformadas em um vídeo, que foi disponibilizado nas redes sociais da escola. Para os responsáveis pela ação, a visita proporcionou uma ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos, trocas de experiências e contato direto com o meio ambiente, permitindo a eles um tempo de reflexão sobre os aspectos naturais e a importância da preservação da natureza.
“Eu gostei muito da visita. Têm várias coisas científicas, como animais empalhados de várias espécies. A trilha foi muito boa, a gente pôde estudar sobre os animais e as plantas. Todo mundo lá te recebe muito com muita educação e paciência. Lá também podemos ver o que é o meio ambiente de verdade”, contou Milena Fernandes dos Santos, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental.
“Sempre me vi inquieto quanto ao ensino de Ciências e Biologia restrito aos muros das escolas, sou um entusiasta das aulas de campo. Então, sempre que possível, busco visitar diversos espaços não formais de educação, visando agregar e consolidar conhecimento e conteúdo aos meus alunos, estimulá-los e demonstrar como o teórico se liga à prática no cotidiano”, relatou o professor de Ciências Vinícius da Cunha Lima, idealizador da visita.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707