04/04/2024 17h23 - Atualizado em 04/04/2024 17h32

Escola de Colatina realiza alfabetização cartográfica em ambiente virtual

Um dos objetivos da atividade foi desenvolver a alfabetização cartográfica a partir do emprego de tecnologias digitais.

Buscando aprimorar a alfabetização cartográfica dos estudantes e evidenciar as relações de poder existentes nestas representações, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada em Colatina, utilizou o ambiente virtual para fomentar o aprendizado dos alunos em cartografia.

A atividade, idealizada pelo professor de Geografia José Augusto de Araújo Pires da Luz, utilizou como base a rede social Instagram. A tarefa teve como objetivos desenvolver a alfabetização cartográfica a partir do emprego de tecnologias digitais e compreender a importância dos espaços virtuais na aprendizagem e no protagonismo dos grupos sociais.

“Foi possível aferir o aprendizado dos estudantes acerca de conceitos de grande relevância de ordem acadêmica e social. A análise etnográfica de rede social e o uso de aplicativos viabiliza novos espaços de aprendizado e estimulam a cultura digital diante de temas relevantes da geografia”, explicou o professor José Augusto de Araújo Pires da Luz.

Já o aluno Mateus Avila Vicozi, da 2ª série do Ensino Médio, afirmou que o uso de tecnologias associado a metodologias ativas, facilitam a compreensão dos conteúdos. “Os aplicativos usados nas aulas estão presentes em todas as áreas de nossa vida, são tecnologias conhecidas que nos aproximam das disciplinas em sala de aula”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI