Escola de Linhares realiza workshop sobre programa Escola do Futuro
Objetivo da ação foi apresentar o programa e fornecer aos estudantes subsídios para a produção de um curta-metragem a ser compartilhado com toda a comunidade escolar.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares, desenvolveu, nos dias 18 e 19 de março, com os Jovens Protagonistas dos turnos matutino e vespertino, um mini-workshop sobre o Escola do Futuro. O objetivo da ação foi apresentar o programa e fornecer aos estudantes subsídios para a produção de um curta-metragem a ser compartilhado com toda a comunidade escolar.
A professora e coordenadora de Inovação (PCI), Viviane Chieppe, responsável pela elaboração e pela aplicação do workshop, adotou as metodologias “Escape Room” e “Rotação por Estações”, e, como apoio tecnológico, utilizou a tela interativa, o sistema de som via bluetooth, os smartphones dos alunos, os QrCodes e as ferramentas Google para fomentar a participação e o envolvimento dos discentes na construção prática do conhecimento. Na metodologia do “Escape Room”, os estudantes foram organizados em grupos para resolver enigmas que envolviam as boas práticas já realizadas por outras unidades certificado como Escolas do Futuro e os eixos estruturantes implementados. Na segunda abordagem, “Rotações por Estações”, os alunos participaram de todas as quatro diferentes estações de aprendizado que envolviam atividades voltadas para o aprofundamento das “Etapas de Certificação” e dos “Perfis Esperados”, todos contidos no e-book “Diretrizes Operacionais e Pedagógicas – Certificação Escola do Futuro”.
“A formação contou com momentos expositivos e, principalmente, com as metodologias ativas em ação, que permitiram que os alunos pudessem descobrir o cerne do programa Escola do Futuro. Afinal, existe forma melhor de falar sobre inovação na educação e sobre processo de ensino e aprendizagem ativo do que usando as próprias metodologias ativas?”, explicou Viviane Chieppe.
“A atividade foi realizada de forma leve, descontraída e muito bem explicada. Apesar de ter sido desenvolvida como uma ‘brincadeira’, consegui prestar mais atenção e achei ainda mais interessante, pois pude colocar em prática o que estava sendo explicado. Dessa forma, foi mais fácil compreender o que é a metodologia ativa e o conceito da Escola do Futuro”, disse a aluna Júlia Bravim, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida em um conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707