Escola de Viana promove diálogo sobre relações étnico-raciais por meio de tertúlia
A atividade teve o objetivo de promover a compreensão e a valorização da diversidade étnico-racial.
Os estudantes da 7ª etapa do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Mandela, localizada em Viana, participaram, nessa terça-feira (06), de uma tertúlia literária abordando o tema da Educação para as Relações Étnico-raciais. A atividade teve o objetivo de promover a compreensão e a valorização da diversidade étnico-racial por meio de um diálogo aberto e reflexivo sobre a biografia do autor Machado de Assis.
O livro escolhido foi o Conto de Escola, de Machado de Assis, que traz o cenário de uma sala de aula no Rio de Janeiro do século XIX. Segundo o diretor da escola, Givanildo José Cordeiro, a prática incentiva a leitura e o diálogo nos espaços em privação de liberdade, sendo uma imersão ao ato de ler, interpretar e dialogar sobre o assunto que foi lido.
“É de grande importância incentivar a leitura na Educação de Jovens e Adultos, o diálogo e a criticidade dos alunos. A EEEFM Nelson Mandela utiliza práticas como as Tertúlias Literárias Dialógicas para fomentar o ensino e a imersão no mundo literário. Práticas como essa faz a diferença na vida educacional de nossos alunos, ainda mais quando abordamos as Relações Étnico-Raciais dentro dos espaços em privação de liberdade”, ressaltou a pedagoga Fabiana Gabriela da Silva.
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