21/12/2023 15h29

Escola de Vila Velha realiza exposição fotográfica ‘Belezas da Terra’

A iniciativa teve como objetivo fomentar debates sobre temas, como território e pertencimento.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Terra Vermelha, localizada no município de Vila Velha, realizou, entre os dias 11 e 15 de dezembro, a “Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura” e a exposição fotográfica "Belezas da Terra". A iniciativa, que celebrou a última semana letiva do ano, teve o objetivo de fomentar debates sobre temas, como território e pertencimento.

A agente de suporte Educacional da Escola, Jussana Castro, destacou que a proposta pedagógica teve o objetivo não apenas de explorar o aspecto técnico da fotografia, mas também estimular a reflexão sobre o papel dessa expressão artística como um instrumento de registro histórico do cotidiano.

“O ato de capturar e documentar momentos, quando aliado à análise crítica do presente, revelou-se fundamental para a construção de uma narrativa rica em memórias. Os alunos, ao se depararem com o desafio de selecionar e expor suas fotografias, foram levados a uma jornada de autoconhecimento e compreensão mais profunda de suas histórias pessoais e coletivas”, destacou Jussana Castro.

Ela frisou ainda que, após o sucesso da ação, as fotografias seguirão expostas na entra da unidade escolar, disponíveis a todos os interessados em apreciar o talento artístico dos estudantes, promovendo a integração entre arte, educação e sociedade.

“Ao preservar memórias por meio das lentes, a exposição ‘Belezas da Terra’ enriquece o acervo histórico da escola e desencadeia o desenvolvimento do pensamento crítico. A análise das imagens fotográficas, proposta por essa abordagem pedagógica, estimula o questionamento e a interpretação reflexiva do mundo ao redor. Essa habilidade, essencial para a formação de cidadãos ativos e participativos na sociedade, foi evidenciada durante as interações dos visitantes com as obras expostas”, acrescentou Jussana Castro.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri