Escola de Vitória promove uma sala de realidade virtual aos estudantes
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, localizado em Vitória, promoveu, na quinta-feira (07), uma sala para atividades sobre realidade virtual. A ação teve o intuito de proporcionar, com baixo custo, uma imersão dos estudantes nos conceitos abordados, como jogos de viagens virtuais, simulações científicas, aulas de arte e design, tornando as aulas dinâmicas.
O projeto, elaborado pelo professor Rômulo Monteiro, Bruno Fiorot e Bruno Zanqueta, em colaboração com os estudantes, transformou um ambiente escurecido em um espaço equipado com cardboards, que são óculos de realidade virtual feitos de papelão pelos próprios estudantes e banners interativos. Esses recursos permitiram o acesso a uma variedade de vídeos de realidade virtual por meio da tecnologia de QR Code.
“O espaço, assim como os equipamentos vão ficar disponíveis para utilização em outras disciplinas. Os óculos adaptados ficarão disponíveis na escola onde o projeto foi desenvolvido, para serem utilizados por professores de outras disciplinas”, disse o professor de Geografia, Bruno Zanqueta.
"Foi uma aula de muita diversão e contato completo com a tecnologia, é surreal como ela faz a gente sentir coisas incríveis com um objeto tão pequeno com um par de óculos e um celular eu conseguir visualizar uma guerra, ver o efeito de uma bomba atômica, e ver lugares que na minha realidade social eu nunca veria. Amei e tenho certeza que meus colegas também gostaram", disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ana Caroline Santos da Silva.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705