Escola desenvolve jogo de dominó das funções orgânicas durante aulas de Química
A iniciativa teve o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica e educativa no ensino de Química.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Virgínia Nova, localizada no município de Rio Novo do Sul, desenvolveram jogos de Química envolvendo Funções Inorgânicas. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica e educativa que permita aos alunos identificar, nomear e relacionar diferentes funções inorgânicas, promovendo a compreensão dos conceitos químicos de forma interativa, enquanto desenvolvem habilidades de raciocínio crítico.
Durante a atividade, foi produzido um jogo de dominó com foco na nomenclatura das funções inorgânicas. O jogo permite que os estudantes se envolvam ativamente com o conteúdo, facilitando a memorização das nomenclaturas e fórmulas das funções inorgânicas de forma divertida.
“Desenvolver a gamificação é algo que sempre coloco durante as minhas aulas. Penso que o ensino maker deve estar presente no planejamento de um professor de uma forma diversificada, não apenas diante de telas. Dessa forma, promovendo habilidades práticas que, muitas vezes, os alunos deixaram de ter, ou nem desenvolveram. A gamificação na aula de química auxilia o professor na consolidação do conteúdo”, explicou o professor responsável Tarcísio Leite Dos Santos.
“O jogo de dominó foi uma aula diferente, onde conseguimos aprender e competir de forma mais dinâmica. Com isso, conseguimos entender mais fácil e aprendemos a diferenciar ácidos, bases e seus diferenciados nomes de forma mais divertida e descontraída”, contou a estudante Lara Mozer.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707