Escola do Futuro de Cachoeiro de Itapemirim em ritmo de preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica
A competição acontecerá nos meses de junho e julho e as equipes da escola estão mobilizadas para concorrem em quatro modalidades.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Escola do Futuro localizada em Cachoeiro de Itapemirim, iniciou a preparação para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024. A competição acontecerá nos meses de junho e julho e as equipes estão mobilizadas para concorrerem nas seguintes modalidades: robótica de resgate (prática); robótica virtual - categoria maker; robótica virtual - categoria responsabilidade social e divulgação científica.
O objetivo da OBR atende aos pressupostos da escola, que é transformar a robótica educacional em um tema acessível e estimulante dentro da sala de aula, descobrindo jovens talentos e atualizando o processo de ensino-aprendizagem brasileiro. As inscrições foram efetivadas e cinco equipes de robótica entraram na disputa por uma vaga na etapa nacional. São elas: Robocop; Magnum Opus; Cibernéticas; Polimegabytes e Revolucionários.
Com a implementação do programa Escola do Futuro, a instituição adquiriu os equipamentos de robótica necessários para a efetivação dos projetos na escola. Foram abarcados tanto placas com microprocessadores como Arduino e seus sensores, até a última geração do LEGO Education, o modelo Spike Prime.
“A participação em uma competição de nível nacional eleva o padrão da educação e coloca a escola de frente com grandes centros, podendo competir de igual para igual, demonstrando a força da educação pública do Espírito Santo”, destacou o professor de Matemática Ezequiel Bighi, um dos responsáveis pelos projetos de robótica.
O aluno Pedro Lucas Santos Nascimento, que faz parte de uma das equipes, está muito empolgado e disse: “é uma oportunidade única, nunca imaginei que a escola poderia proporcionar tal ocasião. Saber que podemos ganhar destaque nacional é motivador e gratificante”.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707