13/05/2024 14h36 - Atualizado em 13/05/2024 14h37

Escola do Futuro desenvolve projeto transdisciplinar sobre equidade e inclusão, na Serra

O projeto visa cumprir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, associado às tecnologias digitais da informação e comunicação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, Escola do Futuro localizada no município da Serra, desenvolveu, de forma transdisciplinar, um projeto que abordou um conjunto de ações para fortalecer e desenvolver políticas voltadas à promoção da equidade e da inclusão, com foco em raça e gênero, mitigando as desigualdades educacionais. O projeto visa cumprir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, associado às tecnologias digitais da informação e comunicação.

No Ensino Fundamental, as turmas de 6º ano do turno vespertino realizaram a extração de pigmentos, que são relevantes à produção artesanal indígena; as turmas de 7º ano confeccionaram cestarias indígenas com materiais naturais; as turmas de 8º ano desenvolveram padrões de grafismo indígenas; e as turmas de 9º ano realizaram uma releitura de "O Guarani", com a interpretação cenográfica do livro, de maneira teatral, utilizando recursos audiovisuais. Todo esse trabalho foi realizado pelos alunos com a orientação dos professores das áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Nas turmas do turno matutino, além do trabalho sobre os temas na sala de aula, houve um amplo trabalho de pesquisa sobre violência contra a mulher, que compreendeu uma pesquisa para além dos muros da escola, com uso de recorte racial e análise de dados, além de uma entrevista realizada pelos estudantes da eletiva de Podcast com o antropólogo e etnólogo Dr. Edimilson Rodrigues, que tem experiências etnográficas com povos indígenas em diferentes estados do Brasil. A entrevista em breve estará disponível na plataforma de podcasts do Spotify.

No turno noturno, uma sessão de Cine Debate sobre o filme “Estrelas Além do Tempo” (2016), uma atividade interdisciplinar que englobou todas as disciplinas e obteve como um de seus resultados, além do próprio debate, uma produção de texto sobre o filme e suas relações com os conteúdos estudados.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI